Mostrar/Ocultar Menu
2015

Porto Nacional

mapa_palmas

Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988.

O Lar Batista fica em Porto Nacional, coladinho em Palmas, onde realizamos a exposição.
Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações singravam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará.

Diário de Bordo

29/06/2015

Segunda-feira – Avião com escala em Brasília, muita espera. Chegamos no calor sufocante de Palmas e fomos direto visitar o Lar Batista.

Terça-feira – Aula de artes com a Flavia Mielnik e reconhecimento do entorno onde foram descobertas muitas hortas nas casas vizinhas e elementos surpreendentes para construção de trabalhos.

Quarta-feira – A turma parte rumo ao Rio Tocantins para trabalhar com as cordas coloridas! O calor era tanto que todos se jogam na água e o rio torna-se parte da obra de arte concebida pelo grupo. Bye bye Flavia.

Quinta-feira – Chega Karina trazendo na bagagem as técnicas e história da fotografia. A turma é caladinha mas atenta e aprende tudo rapidinho. Fomos visitar a horta de uma propriedade próxima onde fomos muito bem recebidos pela família de uma das participantes  do projeto.

Sexta-feira – Visita à feira local onde o pessoal vende frutas e legumes de produção própria. Depois fomos ao rio para fotografar. A arte-educadora  Karina também não resistiu ao calor e se esbaldou no rio. Bye bye rio, calor, natureza.

Encerramento – A aula de encerramento com Karina antecedeu a abertura a exposição. Uma reflexão sobre o processo artístico e de mudança interior
dos participantes.